REVISTA - NÚMERO 13 - ANO 13 - 2012

editorial

É com muita satisfação que fazemos o lançamento da revista CETO nº13, novamente em versão eletrônica, desta vez comemorando o I Simpósio da Associação dos Terapeutas Ocupacionais do CETO (ETO).

A ETO consolida nosso antigo e precioso projeto de congregar nossos formandos com o objetivo de ampliar o projeto CETO, expandindo a aplicação do MTOD com o desenvolvimento e a criação de uma Clínica Social.

O nosso olhar sempre esteve voltado para a consolidação e desenvolvimento da Terapia
Ocupacional – a profissão – através de estudos clínicos e de pesquisa da prática terapia ocupacional. A congregação dos profissionais do CETO no ETO é o pontapé inicial do desejo a ser realizado na continuidade e ampliação da assistência de ensino e pesquisa da terapia ocupacional.

Nossa revista, em primeiro lugar então, homenageia a primeira e a segunda gestão dessa Associação.

A publicação é aberta com nossas palestras apresentadas em eventos recentes da Terapia Ocupacional.
Os artigos inéditos têm como autoras nossas colegas que fazem parte do grupo de membros do CETO:
Taís Quevedo Marcolino, Tatiane Ceccato, Viviane Santalucia Maximino, Elisabete Cipolla Petri e Augusta Oliveira Cesar de Carvalho.
As autoras apresentam importantes reflexões teóricas clínicas sobre o raciocínio clínico da terapeuta ocupacional, o entendimento do fenômeno transferencial como um de nossos procedimentos e a compreensão que temos hoje do conceito de saúde.
As produções são fruto do aprofundamento dessas autoras em estudos avançados sobre o MTOD.

Terminando, apresentamos artigos de nossas formandas Camila Camargo Santarosa, Rafaela Arrigoni, Maria Cristina Coelho, Kátia Zerbinati, Ana Cristina Spinelli, Elenilda Sena Nunes, Loredana Locatelli Carvalho, Quesia Botelho Fernandes, Thiene Rocha Bersan e Marcia Pengo, que ilustram, por meio da clínica, o produto de seus investimentos na formação clínica no MTOD.

Faça o Download da edição completa ou por partes.

Edição Completa

Artigos

A narrativa clinica no Método Terapia Ocupacional Dinâmica – Jô Benetton

Saúde mental: acompanhamentos terapêuticos,reabilitação psicossocial e clínica – Sonia Ferrari

O raciocínio clínico da Terapeuta Ocupacional ativa– Taís Quevedo Marcolino

A transferência na constituição da relação triádica: relato clínicoTatiane Ceccato

A compreensão de saúde para o Método Terapia Ocupacional Dinâmica Viviane Santalucia Maximino ,Elisabete Cipolla Petri e Augusta Oliveira Cesar de Carvalho

Erros, acertos e consertos em um atendimento infantil – Camila Camargo Santarosa

Brincar é coisa séria – Maria Cristina Coelho

Por onde começamos? Que tal pela Terapia Ocupacional? Relato de uma experiência escrito a muitas mãos  – Kátia Zerbinati, Ana Cristina Spinelli, Elenilda Sena Nunes, Loredana Locatelli Carvalho,Quesia Botelho Fernandes e Thiene Rocha Bersan

Onde habitar é possível – Rafaela Arrigoni

Contribuições da Terapia Ocupacional na assistência da mulher mastectomizada no Hospital AmaralMárcia Maria Shirley Boletti Pengo Carvalho de Jaú

Colaboradores deste número