corpo docente

      Conheça um pouco mais da experiência profissional do grupo de professoras do CETO.

jocodpeq

CURRÍCULO LATES

Jô Benetton

   Autora do Método Terapia Ocupacional Dinâmica, é diretora do CETO e professora da Especialização Clínica em Terapia Ocupacional Dinâmica desde 1980. Fez pós-doutorado no Centre de Recherches Historiques da École des Hautes Études em Sciences Sociales em Paris, na França, em 1998; doutorado em Saúde Mental na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, em 1994; mestrado em Psicologia Social na Pontifícia Universidade Católica – PUC, em 1989.          

soniacodpeq

CURRÍCULO LATES

Sônia Ferrari

   É diretora do CETO e professora da Especialização Boa noite Clínica em Terapia Ocupacional Dinâmica desde 1981. É diretora do Instituto “A Casa”, desde 1979, onde é coordenadora o projeto “Oficinas de Trabalho” desde 1997, coordenadora do Aprimoramento na Clínica das Psicoses desde 2011, supervisora de formação e dos estágios de Graduação de Terapia Ocupacional da UFSCAR-SP e da UNIFESP-SP. Tem especialização em Coordenação de Grupos e Análise Institucional pelo Instituto “A Casa”.

anapacodpeq

CURRÍCULO LATES

Ana Paula Mastropietro

   Professora do Curso de Especialização Clínica no Método Terapia Ocupacional Dinâmica desde 2019. Desde 2001, atua com atendimento clínico em consultório particular. Trabalhou na Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo de 2001 à 2012, foi professora do Curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário Claretiano de 2002 à 2008 e supervisora de estágio de alunos da UFSCar e USP. Tem aprimoramento em Psiquiatria e Interconsulta Geral pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, com extensão da experiência clínica na Espanha- Madri, de 1999 a 2000. Concluiu a formação no CETO em 2003, fez Mestrado (2003) e Doutorado (2007) em Ciências na Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

“Conheci a autora e pesquisadora Jô Benetton ainda na graduação, apresentada por uma querida professora que havia feito CETO. Era apaixonante ver como ela ensinava, era perceptível como a  formação no CETO trouxe para ela uma coerência e segurança em ser terapeuta ocupacional. Sai da graduação com essa certeza em fazer a formação no CETO.”

CURRÍCULO LATES

Renata Bertolozzi

   Professora do Curso de Especialização Clínica no Método Terapia Ocupacional Dinâmica desde 2019. Sócia-fundadora da Clínica Espaço de Acesso desde 2003 e supervisora da Terapia Ocupacional e de Comunicação Alternativa do IADHEC-Instituto Aplicado ao Desenvolvimento Humano e Cultura desde 2012. É membro da diretoria da ISAAC-Brasil – International Society for Augmentative and Alternative Communication. Integra o corpo docente do curso de Especialização em Terapia Ocupacional em Neurologia do Hospital Israelita Albert Einstein desde 2013 e foi supervisora de estágio da Universidade São Camilo. Concluiu a formação no CETO em 2005, especialização em “Terapia Ocupacional em Reabilitação, Recursos Tecnológicos e Inclusão Social da pessoa com deficiência” pela USP em 2005 e concluiu o  Mestrado em Ciências pela Faculdade de Terapia Ocupacional da USP em 2010. Fez formação no Conceito Neuro-Evolutivo Bobath para adultos, crianças e bebês pela ABRADIMENE e certificação em Integração Sensorial pela WPS da University South of California.

Tive a sorte de conhecer Jô Benetton ainda na graduação e ter contato com uma referência de valorização da profissão que escolhi, me incentivando a não desistir e investir. Considero que a formação no CETO foi a principal que realizei, pois coloca o estudo da teoria da técnica da Terapia Ocupacional como prioridade, fortalecendo nossa identidade e construção profissional independente da área de atuação.”

   Professora convidada:

Taiscodpeq

CURRÍCULO LATES

Taís Quevedo Marcolino

 Docente do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPq “Terapia Ocupacional Dinâmica”, em parceria com o CETO.

Desenvolve atividades em parceria com o CETO por meio de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão.