REVISTA - ANO 4 - NÚMERO 04 - 1999
editorial
Será que podemos falar de maturidade aos quarenta? Para o homem talvez, para uma profissão, com certeza não. Dos quarenta de Terapia Ocupacional, trinta e dois foram por mim partilhados. Na comparação – ela é nova e eu sou velha. Tão nova que ainda engatinha, felizmente com pernas e bracinhos fortes e bem desenvolvidos para um futuro andar galhardo. Essa natureza, com uma certa robustez, mas, com muito mais da delicadeza feminina é filha da maturidade de seus autores. Eles estão em parte aqui e nos mostram que a menina além de bem tratada, tem futuro…
Lilian Magalhães nos abre a dor, que do outro partilhamos e que Sonia Ferrari contorna com um novo formato de trilha ética-estética, para solucioná-la. O lugar e o tempo dos nossos procedimentos têm versos e prosa de Luiz Gonzaga. Ele redunda “fazer-poesia”, localizando e datando as técnicas da subjetividade. Jobin põe em vitrine as atividades. Trata-as como deve ser tratado o instrumento valioso, fazendo-o afinado e capaz de provocar arrepios nos agudos e nos graves. E por fim Cecília Villares amplia o campo de intervenção da Terapia Ocupacional com sua lentes sistêmicas, nos contando de uma prática totalmente comprometida com o social. Esses cinco ases são acompanhados, e, muito bem acompanhados por uma jovem que acaba de se tornar especialista, Silvia Helena, que nos mostra como acontecem “atividades com vida”.
A Revista do CETO quer sempre, como acontece neste número, estabelecer o novo historicamente sustentado como seu caminho editorial. Por isso, em nome de Solange Tedesco e Sonia Ferrari, apresento as novas professoras Cecília Villares e Viviane Maximino. Esta, clínica- pesquisadora, que maturando a doce robustez feminina, preside o VI Congresso de Terapia Ocupacional, que acontece no Estado de São Paulo, quando o primeiro curso faz quarenta anos. Esperamos que a festa dos quarenta seja a de passagem, de trilhas para auto-estradas do conhecimento em terapia ocupacional.
Jô Benetton
Faça o Download da edição completa ou por partes.
artigos
Trabalho e saúde no próximo milênio: reflexões a partir das lesões por esforços repetitivos – Lilian Vieira Magalhães
Terapia Ocupacional: espaço da narrativa entre forma e imagem – Sonia Maria Leonardi Ferrari
Indagações sobre a concepção de cenário em Terapia Ocupacional – Luiz Gonzaga Pereira Leal –
Da atividade, o que ainda pode ser dito – Jean-Guy Jobin, M. Sc.
Reabilitação psicossocial: O olhar de uma terapeuta ocupacional usando lentes sistêmicas – Cecília Cruz Villares
O exercício da clínica da Terapia Ocupacional na especialização profissional – Sílvia Helena dos Santos