REVISTA - NÚMERO 09 - ANO 9 - 2005
editorial
O Centro de Especialidades em Terapia Ocupacional é uma instituição de assistência, ensino e pesquisa no método terapia ocupacional dinâmica.
Este método, construído desde 1975, tem como núcleo da teoria da técnica a relação triádica, o instrumento atividades e a aplicação em todas as áreas clinicas, educacionais e sociais onde o terapeuta ocupacional atua.
Nesta edição, diferentes autores, sustentados por esta linha de pesquisa e atuação clinica demonstram suas práticas e reflexões teóricas reafirmando a amplitude da aplicabilidade do método.
De início, Benetton coloca em debate a lógica interna da profissão Terapia Ocupacional e Ferrari fala da delimitação e ampliação do território e das fronteiras da clínica da terapia ocupacional.
As múltiplas formas de atuar terapeuticamente e educacionalmente como terapeuta ocupacional se exemplificam no texto de Mastropietro,Oliveira e Santos, que discorre sobre a especificidade da clínica da terapia ocupacional nos casos de terminalidade e no texto de Bezzerra, Piantino e Morais que relata a experiência de um grupo de terapia ocupacional com pacientes submetidos a hemodiálise.
Karaguilla e Takatori e Cunha trazem em seus textos estudos de caso no qual os procedimentos do método terapia ocupacional dinâmica, em particular aplicação da técnica trilhas associativas, ganham evidência.
No final, uma carinhosa homenagem.
Aproveitamos também para apresentar a programação do CETO 2006.
Jô Benetton
Sônia Ferrari
Faça o Download da edição completa ou por partes.
em debate
Artigos
Conferência: Terapia Ocupacional e as Fronteiras de seu Território – Sonia Ferrari
Intervenções do terapeuta ocupacional em um caso de terminalidade: Associações finais – Ana Paula Mastropietro, Érika Arantes de Oliveira e Manoel Antônio dos Santos
Relato de experiência: grupo de terapia ocupacional durante hemodiálise – Karina Viviani Bezerra, Daniela Silva Piantino e Luciene Vaccaro de Morais
A atividade da terapeuta ocupacional – Michele Karaguilla e Marisa Takatori
O antes e o depois – Criando historicidade na clínica da Terapia Ocupacional – Alexandre Cardoso da Cunha