REVISTA - ANO 2 - NÚMERO 02 - 1996
editorial
Uma revista anual que sai atrasada?
Pois sim, foi de propósito! O CETO mudou e a revista ficou esperando…
Mudou por fora – está de endereço novo. E mudou por dentro – tem nova diretoria e as disciplinas do curso de especialização estão cada vez mais terapia ocupacional. Daqui para frente a Diretora do CETO é a Sonia Ferrari e a Coordenadora Técnica é Solange Tedesco.
Em 1975, quando iniciei grupos de estudo para terapeutas ocupacionais, não tinha a mínima idéia se eles vingariam ou não. Vinte e dois anos se passaram e eles não só se mantiveram, como cresceram e terão continuidade com Sonia e Solange à frente. Confesso que estou duplamente satisfeita: por ver ‘o filho’ ganhar autonomia, casar e ser feliz; e por saber que ele está na companhia de duas mulheres corajosas.
Sonia desde 1980 tem sido meu braço direito (e o esquerdo também). Quem a conhece sabe disso, ela, que docemente alertou-me e obrigou-me a olhar sempre para os dois lados da moeda, o do sucesso e o dos limites. Solange, por sua vez, há cinco anos tem traçado e enfrentado comigo o cotidiano recortado pelas inquietações epistemológicas da terapia ocupacional. Ambas, terapeutas ocupacionais de primeiro escalão, seja na clínica, no ensino ou na pesquisa.
Deixar a direção do CETO é, antes de tudo, garantir sua continuidade. Há aqui, sem dúvida, o sentido de mudar para manter, como nos ensinou Pirandello com sua irreverência à condição humana e ao inevitável conflito entre a vida e a morte.
Com a publicação deste segundo número comemoramos, além das mudanças, a companhia de três brilhantes colegas estrangeiros: Legros, Piergrossi e Gibertoni. De mais perto, mas nem por isso menos brilhante, vem a colaboração de nossas amogas Ferriote, de Campinas, e Sant’Anna, de Londrina. E nossa colaga Cordeiro, que já esteve tão longe do Brasil, conta aqui suas impressões do que aconteceu quando estava por lá.
Por fim, na casa-coração, além de Sonia e de Solange, tenho de colocar para sempre o Bloise, com quem construí uma das mais importantes experiências de trabalho na área docente-assistencial.
Jô Benetton
Faça o Download da edição completa ou por partes.
ESPECIAL
A fé e o fogo – Paulo Bloise
Crônicas
O Casamento – Jô Benetton
1996 – Jô Benetton
artigos
A ancoragem no caminho da psicose: um estudo clínico do uso de atividades e sua compreensão no tratament o de psicóticos – Sônia Maria de Leonardi Ferrari
Terapia ocupacional: produzindo uma clínica de atenção às dependências – Solange Tedesco –
A própósito do papel de um ergoterapeuta em instituição psiquiátrica para adolescentes – J. C. Legros – PARTE I
A própósito do papel de um ergoterapeuta em instituição psiquiátrica para adolescentes – J. C. Legros – PARTE II
A terapia ocupacional inserida no tratamento psiquiátrico: história e vivência dentro da instituição – Mari Madalena Moraes Sant’Anna –
Terapia ocupacional: relato de uma experiência – Maria de Lourdes Feriotti –
Terapia ocupacional: relato de uma experiência do trabalho desenvolvido em saúde mental – Maria Madalena Moraes Sant’Anna –
Expandindo o papel dos terapeutas ocupacionais em reabilitação cardíaca – Júnia Jorge Rjeille Cordeiro –